Entrevista a Rui Simões – PixelStudio

FUTURE PROJECT – O teu futuro, a tua vida
26/08/2015
Entrevista a João Neves – ITR
25/09/2015

Entrevista a Rui Simões – PixelStudio

Falámos com o Rui Simões da Pixelstudio, um dos membros da comunidade IDEIA, onde teve a generosidade de partilhar alguns dos seus interesses, experiência e conselhos para quem quer empreender.

 

Olá Rui, podes falar um pouco sobre a PixelStudio?
Olá. A PixelStudio é uma empresa de design e comunicação criativa, que nasceu em 2004, que foca na qualidade do design a base de todo o seu trabalho. Os principais serviços que desenvolvemos, são na área do Design Web, Design Gráfico, Vídeo e Streaming.
Qual foi a tua motivação para montar o teu negócio?
A marca PixelStudio foi registada em 2003 em conjunto com um amigo, Isac Pinto, enquanto eu ainda era estudante num curso de design e multimédia. Na altura já tinha vontade de criar uma marca para desenvolvimento de websites e o Isac, que estava a iniciar-se na programação web, ajudou-me a dar esse passo. Foi assim que começámos em busca de clientes, e fomos fidelizando muitos deles que ainda hoje se mantém regulares. A minha motivação é tentar colocar o máximo de qualidade em cada projecto que fazemos. Cada projecto iniciado, é o mais importante que temos em mãos.
Qual foi o maior desafio que encontraste até hoje como empreendedor?
Esta talvez seja a altura em que tenha o maior desafio em mãos. Estou a apostar no crescimento e na afirmação da empresa. Para isso é necessário tomar decisões importantes, ponderadas, que acabam por ser investimentos que têm sempre algum risco associado, embora necessário para dar o passo em frente.
Que musica gostas de ouvir enquanto trabalhas?
O estilo que mais ouço, por ordem: Indie Rock, Rock, Blues, Jazz e por vezes um pouco de Pop.
Quais os livros que estás a ler agora?
Não leio livros. Dá-me comichão 🙂 Mas leio a Gadget, se contar!
Qual foi o melhor conselho que recebeste até hoje?
Paga o que tens a pagar, vê com quanto ficas. Depois sim, pensa em investimentos.
O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Não fazer nada, ver um bom documentário, ginásio, conduzir, ouvir música, tocar viola.
Quais são as apps e gadgets que são essenciais no teu dia-a-dia?
Apps: Tom Tom, Wunderlist, Waze, Facebook, iMB NET, Simpsons Tapped Out, App do Banco, ePark.
Gadgets: iPhone, iPad
Reconhecer os próprios erros e saber receber críticas ajudam na evolução pessoal de um empresário?
Ajuda. Eu tento sempre fazer uma reflexão da gestão que estou a fazer, nas decisões que tomo e sou o primeiro a assumir os meus erros. Assumir um erro é o primeiro passo para começarmos a fazer melhor. Vejo uma crítica como um impulsionador que ajuda a não nos acomodarmos e a mantermos os pés na terra. Mas se criticarem o nosso trabalho, é sinal que já estamos a fazer qualquer coisa e devemos usar isso em nosso proveito. Muitas vezes as criticas vêm no sentido de nos alertar que podemos fazer muito melhor e é por aí que as devemos receber. Faço já uma frase de apelo: “Ajudem uma empresa. Critiquem!”
Que conselhos darias às pessoas que querem ser empreendedoras ?
Em primeiro lugar, não o façam com o objectivo de ganhar dinheiro. Se for esse o principal objectivo “you’re finished”. Se querem ser empreendedores, façam-no porque têm vontade de criar algo e porque acreditam que podem contribuir para fazer esse algo melhor, em comparação com as outras empresas que existem no mercado. Não quer dizer que tenham que ser a melhor empresa de todas, mas é preciso ter esse foco.
Depois, trabalhem, trabalhem, trabalhem, trabalhem…..
O que te levou a escolher um espaço de coworking para trabalhar?
Como sempre trabalhei a partir de casa, senti a necessidade de ter um espaço próprio para trabalhar e onde pudesse receber bem os meus clientes, conhecer outras pessoas de outras empresas com quem possa criar sinergias no futuro. Quando trocamos experiências podem surgir ideias e projectos que nos surpreendem.
Porquê o IDEIA?
Foi amor à primeira vista. Quando olhei para as fotos antes de visitar, pensei logo que queria trabalhar num espaço destes. Por vezes as fotos que vemos na Internet enganam muito, mas neste caso foi ao contrário. Quando visitei tive a agradável surpresa de ver que ao vivo é muito melhor. Desde toda a equipa do IDEIA com uma disponibilidade fantástica, a localização, o espaço que temos para trabalhar, o ambiente, as salas para receber-mos os nossos clientes com as melhores condições imaginárias e claro…. A VISTA para o Parque das Nações. É tudo fabuloso!
Obrigado Rui e continuação de bons negócios!
Pixelstudio, Lda
Website: www.pixelstudio.pt
Facebook: https://www.facebook.com/pixelstudio.pt

 

Caso tenham interesse em saber mais sobre o IDEIA, visitem o nosso website ou então venham tomar um café connosco. Até já!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *